02 julho 2007

Campanhas


McDIA FELIZ

A Campanha

Criado pelo McDonald’s no Canadá em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser realizado em nível nacional, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s do país.
McDia Feliz no Mundo

Atualmente, o McDia Feliz é realizado em 14 países: Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, EUA, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça.

No Brasil

O McDia Feliz é um evento participativo, mobilizador, de repercussão nacional e de reconhecida credibilidade;

Proporciona o aumento da visibilidade de cada Instituição por ele beneficiada;

É o evento que mais arrecada fundos para a causa do câncer infanto-juvenil;

Desde 1988, o programa já doou mais de R$ 59 milhões a Instituições sociais brasileiras;

A arrecadação do McDia Feliz 2005 foi a maior jamais conseguida no Brasil: R$ 8,6 milhões.

Igualmente a outros Rotary e Rotaract Clubs espalhados pelo Brasil e pelo mundo, o Rotaract Club de Praia Grande Caiçara - Distrito 4420, tradicionalmente apóia e atua como voluntário no McDia Feliz, em nossa cidade (Praia Grande-SP) possuímos dois restaurantes da Rede McDonald's, o McDonald's do Litoral Plazza Shopping e o McDonald's do Boqueirão Praia Shopping.

Meta

Todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto impostos), vendido separadamente ou incluído na promoção número 1, além de materiais promocionais como camisetas, bonés, chaveiros, entre outros produtos será revertido para o Instituto Ronald McDonald que destina à instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país.

Objetivo

Despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para uma realidade que atinge crianças e adolescentes em todo Brasil;

Captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários e de grande benefício social em nível local, regional e nacional;

Contribuir para o aumento do índice de cura do câncer infanto-juvenil.

Desenvolvimento

Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.

O evento sempre é realizado em um sábado do mês de agosto, dia de maior movimento nos restaurantes McDonald’s, para aumentar ainda mais a arrecadação e conta com uma enorme mobilização voluntária.

Ao longo desses 16 anos de realização da campanha, a renda obtida com o McDia Feliz contribuiu para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: de 35%, no final da década de 80, para a média atual de 70%.

O câncer infantil varia de 0,5% a 3% dos 467 mil casos novos de câncer estimados para 2005 em todo o país.

Os tipos mais comuns na infância são as leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas, entre outros.

Cerca de 70% dessas crianças podem ser curadas, se as doenças forem diagnosticadas precocemente.

Desde 2003, o Instituto retém uma pequena parte do valor arrecadado no McDia Feliz para o Fundo Nacional do McDia Feliz.

Esse percentual pode variar de 5% para as localidades com venda abaixo de 50 mil sanduíches e 12,5% em localidades com venda igual ou acima de 50 mil.

Esses recursos são destinados a projetos que não tenham alcançado valores necessários com a campanha, além daqueles de instituições que não participaram do evento por não haver restaurantes McDonald’s em sua cidade.

Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já doou às instituições brasileiras, em mais de 20 estados, um valor acima de R$ 59 milhões.

As doações têm viabilizado a compra de equipamentos, material hospitalar, remédios, ampliação de instalações, a implantação de abrigos e casas de apoio para crianças e adolescentes em tratamento de câncer, e até a construção de unidades de transplante de medula óssea.
.
Instituto Ronald McDonald
www.instituto-ronald.org.br

Instituto Nacional de Câncer
www.inca.gov.br

Seja Patrocinador ou Parceiro desta Campanha junto conosco!
.
Coordenação do Projeto:
.
Diretora da Comissão de Serviços à Comunidade:

Endereço: , nº. , Bairro: , Cidade: , Cep.: , E-mail: , Tel. Res.: (13) , Tel. Cel.: (13)

.

.

ECOVIDA

A Campanha

ECO VIDA é uma campanha de educação ambiental que tem a intenção de despertar nas crianças a percepção em relação ao meio em que vivem, possibilitando a reflexão, a busca de novas soluções e um novo comportamento em relação ao que consomem, descartam e reutilizam.

Contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de transformar a sociedade em que vivem.

Meta

Multiplicar a conscientização do problema da degradação do meio ambiente, e como é possível contribuir para a sua preservação, diminuindo os impactos destrutivos ao nosso ecossistema.

A estratégia do ECOVIDA é a de despertar a consciência dos educadores em relação ao papel fundamental e transformador que exercem na formação da consciência ecológica das crianças.

Alunos e professores devem assumir a posição de protagonistas, passando a ser agentes de transformação dentro de suas comunidades.

Objetivo

1 - Conscientizar sobre a importância da redução do volume de lixo produzido;

2 - Mostrar o valor de muitos materiais que poderiam ser reaproveitados e que acabam sendo descartados como lixo;

3 - A importância da coleta seletiva e da reciclagem para a preservação dos recursos naturais e diminuição da poluição;

4 – Disseminar a cultura da preservação e do respeito ao meio ambiente;

5 – Interagir com crianças, adolescentes e educadores, com o sentido de multiplicar a conscientização do problema da degradação do meio ambiente, e como é possível contribuir para a sua preservação, diminuindo os impactos nocivos no meio ambiente;

6 – Promover passeios ecológicos, plantio de árvores e aulas de reciclagem para grupos de crianças, adolescentes e educadores.

Desenvolvimento

Sempre abordando assuntos relacionados ao meio ambiente, como lixo e reciclagem, com apresentação de um conjunto de oficinas culturais e jogos interativos e distribuição de material informativo para os visitantes.

As crianças e jovens do ensino fundamental das escolas municipais da cidade poderão participar de oficinas com atividades interativas, sempre com foco na preservação ambiental.

Nesse período, educadores, diretores de escolas da cidade também participarão de palestras sobre o papel do educador na formação de uma sociedade mais consciente, com o objetivo de demonstrar como a educação ambiental pode ser inserida no currículo escolar de forma a despertar nos estudantes a preocupação com a preservação do meio ambiente.
.
Fundação SOS Mata Atlântica
www.sosmatatlantica.org.br

Seja Patrocinador ou Parceiro desta Campanha junto conosco!
.
Coordenação do Projeto:
.
Diretora da Comissão de Serviços à Comunidade:


Endereço: , nº. , Bairro: , Cidade: , Cep.: , E-mail: , Tel. Res.: (13) , Tel. Cel.: (13)

.

AMIGOS DOS DENTES
. .

A Campanha
.

O Rotaract Club de Praia Grande Caiçara – Distrito 4420 preparou uma Campanha especial de orientação a Saúde Bucal.
.
Crianças da rede pública de ensino fundamental terão um dia inteiro de atividades para incentivar a prevenção de cáries e outros problemas bucais.
..

Meta


Orientar e conscientizar crianças, pais e educadores sobre os cuidados com a higiene bucal, principalmente das crianças, a importância fundamental para manter a saúde dos dentes e da boca, evitando a ocorrência de cáries, gengivite e até mau hálito.
.

Objetivo
.

Palestra para Familiares e Funcionários: A Importância da Higiene Bucal, Prevenção em Odontopediatria, Amamentação e Saúde Bucal, Hábitos Nocivos em Odontopediatria, Prevenção das Maloclusões, Demonstrações de Técnica de Escovação.
.

Bate Papo com as Crianças: A importância e como fazer corretamente a higiene bucal.
.
Distribuição de kits de higiene bucal para as crianças
.

Consultório Odontológico: Pré-avaliação odontológica das crianças, Orientações, perguntas e respostas.
.

Interatividade com as Crianças: Perguntas e Respostas “Torta na Cara”.
.

Escovódromo: Demonstrações de técnica de escovação.
.

Gincanas: “Corrida da Escova” e “Encontre a o Bichinho da Carie”.
.

Teatro Interativo: Peça: “Os amigos dos dentes”.
.

Concurso de Frases para os pais: Tema: Saúde Bucal, com premiações.
.

Concurso de Artes plásticas para as crianças (desenhos, pinturas, colagens), com premiações.
.
Desenvolvimento.Haverá palestras gratuitas, orientação sobre correta escovação e higiene bucal, apresentação de teatro, música, pintura e gincanas, entre outras atividades, voltadas a alunos, familiares e funcionários.
.

As crianças poderão praticar junto com um dentista o que foi ensinado no "escovódromo", uma pia com torneiras em altura adequada aos pequenos.
.
Além das orientações, todas as crianças receberão gratuitamente kits de higiene bucal, contendo escova e creme dental.
.

Alunos e funcionários participarão de um concurso de frases sobre saúde bucal, com distribuição de prêmios e brindes.

...
.Seja Patrocinador ou Parceiro desta Campanha junto conosco!
.
Coordenação do Projeto:
.
Diretora da Comissão de Serviços à Comunidade:


Endereço: , nº. , Bairro: , Cidade: , Cep.: , E-mail: , Tel. Res.: (13) , Tel. Cel.: (13)


.


PÓLIO PLUS

A Campanha

O Rotaract Club de Praia Grande Caiçara – Distrito 4420 engaja-se às ações de combate a Poliomielite e participa da Pólio Plus, um programa do Rotary International de vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil).

As crianças não vacinadas representam um risco à erradicação da doença ocorrida no Brasil em 1989, não estando protegidas contra o vírus causador da doença, e podem ficar paralíticas permanentemente ou com seqüelas irreparáveis.

A pólio não tem cura e sua única forma de prevenção é a vacina Sabin, as famosas gotinhas, que podem ser recebidas sem nenhuma contra-indicação, mesmo que a criança esteja com gripe, febre, diarréia ou vomito.

O combate à poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é de extrema importância.

Meta

Vacinação do maior número de crianças com até 5 anos de idade.

Conscientização pública com o objetivo de incentivar os pais a imunizar seus filhos.

Objetivo


Desde 1985, o programa Pólio Plus do Rotary International tem contribuído imensamente para que mais de um bilhão de crianças sejam protegidas contra a poliomielite.

O objetivo do Rotary International é a erradicação da pólio e a certificação desse fato até 2010.

Com um contingente de 1,2 milhão de sócios em 163 países, o Rotary International é elemento-chave na cruzada contra a poliomielite, atuando em praticamente todos os países onde a doença é endêmica.

Até o ano 2007, o Rotary International contribuiu com mais de meio bilhão de dólares para a campanha global de erradicação da poliomielite. Assistência adicional tem sido oferecida pelo programa.

Parceiros Pólio Plus, o qual fornece os suprimentos necessários aos países onde a doença é endêmica.

Enquanto houver um único caso de pólio no mundo, nenhuma criança estará completamente protegida contra essa doença fatal.

Desenvolvimento

Montagem de um posto/stand de vacinação em um dos Shoppings de nossa cidade, local de grande circulação de pessoas, onde poderemos imunizar centenas de crianças e conscientizar e orientar os pais sobre a importância da vacinação.

Zé Gotinha estará em nosso posto/stand de atendimento da campanha fazendo a alegria das crianças menores de cinco anos que receberão a vacina contra a poliomielite.

Além de se divertir de montão no Shopping, a garotada poderá receber as gotinhas de imunização. Um dia de pura alegria, solidariedade e saúde.
.
Rotary International – Pólio Plus
http://www.rotary.org/pt/ServiceAndFellowship/Polio/Pages/ridefault.aspx

..

Seja Patrocinador ou Parceiro desta Campanha junto conosco!
.
Coordenação do Projeto:


Diretor da Comição de Serviços Internacionais:


Endereço: , nº. , Bairro: , Cidade: - Cep.: , Tel. Res.: (13) , Tel. Cel.: (13) - E-mail:

.


INVERNO SOLIDÁRIO
ABRACE ESTA CAUSA

A Campanha

O Rotaract Club de Praia Grande Caiçara – Distrito 4420 é parceiro do Fundo Social de Solidariedade do Município de Praia Grande-SP na Campanha Metropolitana do Agasalho 2008, realizada anualmente nos meses de maio, junho e julho.

Meta

Incentivar a prática da solidariedade, nosso Club pretende investir nos valores humanos para formação de um cidadão consciente da sua responsabilidade social.

Os agasalhos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Praia Grande-SP.

Objetivo

O objetivo é arrecadar agasalhos a serem doados a entidades beneficentes do município.

Quanto mais agasalhos arrecadarmos, mais pessoas carentes poderão ser beneficiadas.

Desenvolvimento

A Campanha contará com uma carreata que percorrerá a cidade para arrecadar roupas e cobertores.

Temos o objetivo de distribuir caixas de arrecadação dos agasalhos e cartazes da campanha para serem colocados nos diversos locais de circulação de pessoas: estabelecimentos comerciais, escritórios, consultórios, escolas, hospitais, clinicas, supermercados, panificadoras, agencias bancarias, imobiliárias, concessionárias de veículos, restaurantes, shoppings e demais estabelecimentos.
.
Campanha do Agasalho
www.campanhadoagasalho.sp.gov.br

Seja Patrocinador ou Parceiro desta Campanha junto conosco!
.
Coordenação do Projeto:

Diretora da Comissão de Serviços à Comunidade:

Endereço: , nº. , Bairro: , Cidade: , Cep.: , E-mail: , Tel. Res.: (13) , Tel. Cel.: (13)


.
DOE SANGUE
SALVE VIDAS!

A Campanha

O Rotaract Club de Praia Grande Caiçara – Distrito 4420 preocupado com a baixa quantidade de doadores e com a urgente necessidade de suprir a demanda de sangue do nosso hospital local, que todos os dias se utilizam do sangue doado para transfusão, repor perda por hemorragia que pode ocorrer durante cirurgias, em acidentes, durante o tratamento de câncer ou para repor células que são anormalmente destruídas pelo organismo ou não fabricadas pela medula óssea.

A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano.

Por isso, sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas.

Doar sangue é simples, rápido e seguro.

Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida.

Seja doador voluntário. Faz bem também para você.

Porque a satisfação de salvar vidas é a maior recompensa.

Meta

A nossa meta é conseguir um grande número de doadores para suprir a demanda do Banco de Sangue do Hospital Municipal de Praia Grande, que nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro por causa do período de férias e viagens, a média de doadores cair pela metade, E é justamente nesta época que mais se precisa de doações.

Objetivo

Apoiar o Hospital Municipal de Praia Grande na divulgação da cultura de doação voluntária de sangue na comunidade e captação de doadores voluntários.

Abordar doadores de sangue e cadastrar potenciais doadores de plaquetas.

Promover a doação de sangue como ato de cidadania e solidariedade.

Disseminar a cultura de doação voluntária de sangue entre a população.

Desenvolvimento

A coleta de sangue será realizada nas dependências do banco de Sangue do Hospital Municipal de Praia Grande.

Antes da coleta, serão medidos pressão arterial, temperatura, pulso, altura e peso.

Haverá um teste para detecção de anemia do candidato, que também será entrevistado para saber se está apto ou não à doação.

Embora todo o processo de doação dure em média 50 minutos, a coleta propriamente dita tem duração de apenas de 10 minutos e é realizada por profissional habilitado, sob a supervisão de um enfermeiro/médico.

Durante a coleta, todo material utilizado é individual e descartável. Com isso, o Hospital Municipal de Praia Grande garante total segurança para o doador de sangue.

O máximo de sangue coletado é 450ml. Uma pessoa adulta tem em média 5 litros de sangue. A doação não emagrece, não engorda, não vicia, não afina e nem engrossa o sangue.

Após a coleta de sangue, é servido ao doador um lanche para repor suas necessidades nutricionais imediatas.

Doar sangue é um gesto voluntário e a remuneração é proibida por lei. O doador tem direito ao Atestado de Doação.

Dentro de três semanas, o doador receberá em sua casa os resultados dos testes de detecção de sífilis, Chagas, HTLV I/II, Hepatite B e C e HIV, além da tipagem ABO e Rh.

Todo o sangue doado é separado em seus componentes e fica armazenado no Banco de Sangue do Hospital Municipal de Praia Grande para atender pacientes internados. Cada bolsa poderá ajudar entre duas a quatro pessoas.

A doação pode ser realizada com intervalo de 3 meses para mulheres, no máximo 3 vezes ao ano, e de 2 meses para homens, no máximo 4 vezes ao ano.

Condições para doar Sangue

Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hospital Municipal de Praia Grande);

Alimentar-se bem antes da doação (ver abaixo a alimentação aconselhável);

Não estar fazendo uso de medicamentos;

Ter entre 18 e 65 anos de idade;

Pesar acima de 52 quilos (descontar vestuário);

Apresentar carteira de identidade ou profissional ou habilitação com foto ou passaporte;

Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação (é importante a qualidade do sono);

Não ter realizado exercícios físicos antes da doação;

Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 24 horas;

Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos 12 meses;

Não ter realizado endoscopia nos últimos 6 meses;

Evitar fumar 2 horas antes da doação.

O candidato à doação deve ser sincero ao responder às perguntas que lhe são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a sua segurança e a de quem vai receber o sangue.

Quem não pode doar Sangue

Portadores de doenças infecto-contagiosas (sífilis, AIDS, Chagas, malária, hepatite B ou C);

Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV (AIDS);

Pessoas com múltiplos(as) parceiros(as) sexuais;

Pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses;

Usuários de drogas (injetáveis ou não);

Mulheres grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos 3 meses.

Alimentação aconselhável antes da doação de Sangue

No dia anterior à doação:

Alimente-se normalmente e hidrate-se bem.

No dia da doação pela manhã:

Não doar sangue em jejum;

Alimentar-se com leite desnatado ou de soja, suco, frutas (menos abacate e jaca), café, chá, pão com geléia;

Não ingerir leite integral e seus derivados (manteiga, queijo, iogurte) ou alimentos gordurosos até três horas antes da doação; Ingerir dois copos de água antes da doação;


Cuidados após a doação de Sangue

Permanecer no local da doação por pelo menos 15 minutos;

Não fumar nas 2 horas seguintes à doação;

Beber grande quantidade de líquidos nas 12 horas seguintes à doação;

Evitar ingerir bebida alcoólica nas próximas 12 horas seguintes à doação;

Pressionar o local da punção para evitar hematomas;

Interromper atividades de esforço físico nas próximas 12 horas seguintes;

Evitar exposição ao sol nos momentos seguintes;

Não dirigir veículos pesados, coletivos ou motocicletas.
.
ATENÇÃO: Antes de doar sangue consulte e siga as orientações do seu médico.
.

Fundação Pró-Sangue
www.prosangue.sp.gov.br

Associação de Doadores de Sangue da Região Metropolitana da Baixada Santista
www.adoas.org.br

Seja Patrocinador ou Parceiro desta Campanha junto conosco!
. .
Coordenação do Projeto:
.
Diretora da Comissão de Serviços à Comunidade:


Endereço: , nº. , Bairro: , Cidade: , Cep.: , E-mail: , Tel. Res.: (13) , Tel. Cel.: (13)